Calma Professora, Calma!!


Olá a todos!

Conversando com alguns alunos meus que deram uma olhada no blog, percebi que estava indo muito depressa com as informações, que muitas vezes são novas e complicadas para quem não é físico.

Então resolvi dar uma recapitulada no que vimos até agora.

 A minha idéia inicial destes primeiros posts era dar uma visão ampla do que podemos estudar em física de partículas.  Sei que muitos termos que apareceram na última notícia são desconhecidos de muitos de vocês, mas fiquem tranquilos que vou explicar cada um deles ok?!

Então vamos lá! O que vimos até agora?

Bom, eu e mais 19 professores brasileiros vamos fazer um curso de uma semana no laboratório CERN, que é aquele laboratório no qual a história do livro/filme “Anjos e Demônios” se desenrola.
Quem ainda não leu este livro, é uma boa dica de leitura, mas fiquem atentos, pois algumas coisas ditas no livro não passam de ficção. Pretendo discutir estes detalhes no meu retorno com meus alunos. Preparem-se!

Vimos que este laboratório se encontra entre a França e a Suíça e é uma colaboração de diversos países e cientistas. É nele que fica o maior acelerador de partículas do mundo, o LHC, que é um túnel circular com 27 km de circunferência e fica a 175 metros abaixo da superfície do solo.

Este acelerador consegue acelerar partículas elementares até atingirem velocidades próximas a da luz. Isto é necessário para conseguir a energia suficiente para realizar os experimentos de colisão de partículas para investigação sobre como elas se comportam, como dão origem a outras mais exóticas e por aí vai.

Os físicos estão interessados em fazer algumas descobertas com este acelerador. Primeiramente eles gostariam de detectar o bóson de Higgs, que é previsto pela teoria (Modelo Padrão), mas que ainda não foi detectado. Esta partícula, se encontrada, explicaria o porquê das partículas elementares possuírem massa. Caso ela não seja encontrada, alguns ajustes terão que ser feitos na teoria. É o método científico: você elabora um modelo, faz os testes para ver se ele explica os fenômenos e caso não esteja de acordo, você modifica o seu modelo.

Outra coisa que os físicos estão buscando é se existe mais de três dimensões, o que é defendido pela Teoria das Cordas.

Também querem compreender melhor as diferenças entre matéria e antimatéria além de tentar explicar melhor o surgimento do Universo pelo Big Bang.

Isto nos dá um resumo do que foi dito até agora. Vocês perceberam que algumas palavras estão em negrito? Pois bem, todas elas vão ser explicadas aqui no blog, aos poucos. Peço que tenham paciência e acompanhem os próximos posts ok?! Participem, comentando e mandando as dúvidas, beleza?

Nossa próximo assunto será: O que são partículas elementares??

Abraços a todos!

Comentários

  1. Muito legal. Boa sorte no CERN. Acompanharei os seus posts!!

    As cenas de abertura do filme Anjos e Demônios foram feitas no detetor ATLAS do LHC. É uma mistura de realidade e fantasia. O detetor é o ATLAS mas existem partes que são puramente Hollywood, como onde se mostra o armazenamento de anti matéria.

    Helio

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Sequência de postagens sobre a Lua

Modelo Padrão - Parte 1

Ondas Gravitacionais