domingo, 9 de outubro de 2011

Linda imagem de uma "estrela cadente" e da aurora boreal na Suécia

Olha que imagem linda esta:




Vale lembrar que o que chamamos de "estrelas cadentes" não são estrelas que caem. As estrelas não caem! O que vemos são meteoros que entram na atmosfera. Quando eles conseguem atingir o solo terrestre chamamos de meteoritos.

Vemos este rastro brilhante por conta do atrito do meteoro com o ar, fazendo com que ele se queime. Quando ele não é muito grande, ele se consome por completo e não consegue atingir o solo. Outras vezes, o atrito não é suficiente para destruir todo o meteoro, então consegue atingir o solo. Temos aí os meteoritos!

Saiba mais sobre meteoritos aqui neste ótimo site: http://www.meteoritos.com.br/

Já as auroras boreais ou austrais (Boreal para o Pólo Norte e Austral para o Pólo Sul) ocorrem nos pólos do planeta Terra e de outros planetas também por conta do campo magnético ser mais intenso nos pólos.

Somos atravessados por raios cósmicos constantemente, que são compostos de diversas partículas com alta energia. Quando elas passam por estas regiões de campo magnético intenso, são excitadas e com isso emitem luz, criando este lindo espetáculo da natureza.

Saiba mais sobre auroras aqui: http://pt.wikipedia.org/wiki/Aurora_polar

10 comentários:

  1. qual é o tamanho de um meteoro que chegaria inteiro até o solo ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Guilherme!
      Tudo bem?
      Para um meteoro chegar à superfície da Terra deve-se considerar alguns fatores importantes além do tamanho dele, como por exemplo a velocidade com que ele entra na atmosfera da Terra, pois isso determina o atrito que ele vai sofrer. Se o atrito for muito grande, ele se queima completamente.
      Mas o mínimo de tamanho seria o de uma bolinha de gude. Aqueles que são encontrados com um tamanho de uma pedra comum por exemplo, deviam ter um tamanho de uma bola de basquete mais ou menos.
      Para você ter mais informações sobre meteoritos, entre nestes site: http://www.meteoritos.com.br e http://ciencia.hsw.uol.com.br/questao486.htm
      Abraços

      Excluir
  2. eu pensava q estrela cadente era quando caia do ceu mesmo kkk.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é William, às vezes os termos que utilizamos no dia-a-dia de uma forma incorreta, fazem a gente pensar isso mesmo.
      Você pode continuar chamando de "estrela cadente" mas o importante é você ter consciência de que este termo não está correto para a Física. Agora você já pode explicar para as outras pessoas isso! Bons estudos! Abraços

      Excluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Eu imaginava que a estrela cadente , era estrela mesmo , e que caia em algum lugar da terra , não imagina que era meteoros !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Luana, foi como disse para o William, às vezes o termo usado incorretamente nos confunde mesmo. Abs

      Excluir
  5. Existem campos magneticos em todo lugar?
    Nao tenho conta dona ,por isso comentei com a conta da minha irma.Giovanni

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Giovanni!
      Na Terra tem campo magnético em todos os lugares, mas nos pólos norte e sul geográficos, o campo é mais intenso.
      Abs

      Excluir
  6. as estrelas são pontudinha mesmo dona???

    ResponderExcluir