O que são raios cósmicos?

Vocês já ouviram falar de raios cósmicos? O que seriam?

Raios cósmicos é o nome que se dá à radiação altamente energética que vem do espaço sideral e chega ao nosso planeta. São compostos de partículas subatômicas que tem velocidade próximas a da luz.

A cada segundo, cada metro quadrado da alta atmosfera é atravessado por mil raios cósmicos que vem de todas as direções.

Eles são provenientes do nosso Sol e explosões de estrelas. Eles tem carga elétrica e ionizam o ar por onde passam. A grande maioria é absorvida pelo ar e não chega ao solo, porém um pequena parte consegue chegar e pode ser detectada por equipamentos próprios para isso. O Observatório Pierre Auger na Argentina é um exemplo de sistema de detectores de raios cósmicos. Veja um esquema e uma imagem deste observatório:





As partículas energéticas que atingem o topo da atmosfera da Terra (radiação primária) interagem com os átomos da atmosfera produzindo novas partículas (radiação secundária) e assim sucessivamente. Chamamos isso de chuveiro de raios cósmicos como pode-se ver na figura abaixo:


Participem, comentem, tirem suas dúvidas!

Até a próxima!


Referências:

Figuras do Observatório Pierre Auger retiradas de: http://top.gae.ucm.es/auger/http://astro.uchicago.edu/research/auger.php

Figura do chuveiro de raios cósmicos retirada de: http://www.lip.pt/outreach/multimedia.php



Comentários

  1. O que são partículas subatômicas ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Luana,
      Partículas subatômicas são partículas menores que os átomos, por exemplo, as partículas que constituem os átomos: prótons, nêutrons e elétrons.
      Abraços

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Sequência de postagens sobre a Lua

Feliz 2016!! Ano bissexto e cheio de novidades!

Ondas Gravitacionais