O que é o LHC?

O LHC, o maior acelerador de partículas do mundo,  é um túnel circular com 27 km de circunferência e fica a 175 metros abaixo da superfície do solo. Ele fica na fronteira da Suiça com a França, próximo a Genebra.

Com ele é possível acelerar partículas subatômicas  a velocidades próximas a da luz (a luz tem uma velocidade no vácuo de 300.000 km/ s ou 300.000.000 m/s). Neste acelerador são feitas colisões de feixes de partículas a altas energias, tanto de prótons como de núcleos e analisam-se os dados coletados destas experiências.

Sua construção envolveu muitos cientistas e demorou 10 anos para ficar pronto.
Saiba um pouco mais assistindo os vídeos abaixo, que contam um pouco mais sobre o acelerador LHC.


Rap do LHC em português: 

Fonte: www.youtube.com

Comentários

  1. Muito Bom essa Postagem , Muito bem explicada , e o Vídeo ta muito perfeito tanto o em Inglês quanto o em Portugês.
    Gostei

    ResponderExcluir
  2. Profª já estudei!!
    muito boa a suas explicações ;)

    ResponderExcluir
  3. Adoreeeeei !
    Bem completo suas informações Profa° :D

    ResponderExcluir
  4. Apesar de estar acompanhando seu blog diariamente, mas uma vez digo : "que ele é super interessante, e bem simples, facilitando nosso acesso as informações". (:

    ResponderExcluir
  5. Professora,estamos estudando para a “provinha”, esta meio complicadinha mais estamos nos esforçando. Adoramos essa idéia do blog é mais legal pra estudar. Beijos Até Quinta 00’

    Tamires e Antonio

    ResponderExcluir
  6. nossa.. demorou 10 anos?? agora soh fixar essas informações na cabeça e tentar tirar um 10!! kkk

    ResponderExcluir
  7. Então o que se analisa no cern são os resultados das colisões?

    ResponderExcluir
  8. Isso mesmo Thaís!! E analisando estas colisões dá para descobrir muitas coisas, por exemplo, como foi o início do Universo, quais eram as partículas que surgiram lá no início, como elas interagem umas com as outras, explicar o porquê de termos mais matéria do que antimatéria (vamos falar mais aprofundadamente disso mais adiante) e por aí vai. Beijos

    ResponderExcluir
  9. Ahh entendi. Parece tão complexo, mas vc falaa com uma facilidade, que dá a impressão de ser tãão fácil rsrs! Obrigada :D

    ResponderExcluir
  10. Muito legal esse post, como sera que eles tiveram essa ideia de construir um acelerador de partículas tao grande. Uma pergunta, eles sempre fazem colisões com nêutrons e prótons. Essas colisões não dão tecnicamente os mesmos resultados? As colisões não são iguais, tipo, se jogar um tanto de nêutrons hoje, e fazer uma colisão, e a amanha jogar o mesmo tanto de nêutrons não vai dar o mesmo resultado? Pra que eles sempre ficam fazendo colisões com as mesmas coisas?

    ResponderExcluir
  11. Boa pergunta Michael!
    Só uma correção: os nêutrons não são acelerados, somente partículas com carga elétrica. Veja a resposta que dei ao comentário do Rafael no post como aceleramos as partículas.
    Vamos a sua pergunta: A resposta é não, não se tem sempre o mesmo resultado! Existe uma probabilidade de nas colisões terem certos resultados, alguns são mais prováveis, outros menos. Por isso eles tem que ficar repetindo o experimento muitas vezes e torcer para conseguir o que estão esperando, caso seja menos provável, porém possível. Adorei sua pergunta! Vamos falar em mais detalhes sobre estes aspectos mais práticos da experiência. Acompanhe o blog!

    ResponderExcluir
  12. a muito obrigado por esclarecer a minha pergunta, vendo a senhora explicar assim, parece tao fácil e simples ahahah

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Sequência de postagens sobre a Lua

Feliz 2016!! Ano bissexto e cheio de novidades!

Modelo Padrão - Parte 1