Desafio!!!

Olá pessoal!

Trago hoje um desafio para vocês pensarem e participarem tentando explicar o que acontece aqui nesta foto.

Vou dar um tempo para as pessoas fazerem suas postagens e depois explico tudo direitinho ok?!

Só peço para os Físicos de plantão para não se manifestarem desta vez, senão fica sem graça. Podem participar alunos, ex-alunos, amigos, familiares, menos os Físicos!

Bem, o desafio é o seguinte:

Como isso é possível? Meu marido, Raphael,  é mais alto do que eu, mas como fizemos para tirar esta foto? Já adianto que não é montagem!


Podem pesquisar sobre o assunto para tentar entender o que está acontecendo. Porém vou premiar somente a melhor resposta, mas não pode ser Ctrl C + Ctrl V da internet ok?! Tem que ser uma boa resposta e que eu veja que a pessoa que escreveu e que ela está entendendo do assunto.

Vamos lá! O desafio começa agora!

Abraços

Comentários

  1. Oi Clara, vi seu desafio ... Tudo bem participar?

    Lembro ter visto algo do tipo em "A Fantástica Fábrica de Chocolate", e dei uma pesquisada! :)

    Bom, pelo que entendi, o nome do lugar é conhecido como Sala/Quarto de Ames, devido ao nome do seu criador. Descobri também que existe um ponto certo para olhar a imagem e ter a perspectiva de uma sala normal(Cúbico), quando na verdade a real forma dela é (trapezoidal).

    Mas tem um detalhe que não resolvi ainda, a canto onde o Tel se encontra, além de ser mais baixo, é mais profundo também? Pela forma da sala. Ou to errado? Kkkk

    Fico esperando sua explicação para entender melhor, Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Hhashahsasuahsa quando vi também pensei na Fábrica de Chocolate! :D
    Olha... eu acho que o Tel está no nível mais baixo da sala e a Má está no mais alto... Pra mim o chão está subindo da esquerda para a direita e a Má está no ponto mais alto dele. Acho isso por causa do pé direito da Má, que não parece muito apoiado não... Só não decidi ainda de ele está meio na descida de uma rampa ou se está na ponta de um degrau de uma escada... Mas acredito que seja uma rampa!

    Má... como seu marido é baixinho! HAUSHAUSHAHSAUHS (brincadeira, Raphinha :D )
    O que uma perspectiva não faz!!

    Beijos,
    Ana

    ResponderExcluir
  3. Olá Victor e Aninha!
    Claro que pode participar Victor! E vocês dois são fãs da Fábrica de Chocolate!! hahaha
    Bem, eu ainda vou dar uma semana ou mais para mais gente participar.
    Vocês que já fizeram uma primeira tentativa de resposta, podem participar com mais outras, no sentido de aperfeiçoar a resposta, corrigir, incluir, ou seja, o que acharem necessário ok?!
    Por enquanto não vou dizer nada, se está certo ou não, beleza!
    Bom desafio para todos!

    ResponderExcluir
  4. Clara,
    Confesso que não tenho a menor ideia para justificar os tamanhos de você segundo essa perspectiva. Vou deixar os físicos opinarem que eles têm mais propriedade...hehe. Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sérgio!
      Tudo bem?
      Os físicos estão proibidos de responder!! Só eu vou dar uma resposta final.
      Pode participar se quiser!!
      Beijos

      Excluir
    2. Oi, Clara, tudo bem sim! Mas realmente não tenho ideia do que pode ser...hehe. Bjs.

      Excluir
  5. Oi amiga!

    Adoramos a foto, ficou muito legal! :)

    Vou dar o meu palpite... acredito que a parede atrás de vocês não esteja na horizontal e sim na diagonal, além disso o Pedro acha que o pé direito da sala também é diferente, criando assim uma ilusão de ótica.

    Será que acertamos?

    Beijos,

    Carina e Pedro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Carina e Pedro!
      Legal vocês terem participado!!
      Mas ainda não vou dar as respostas ok?! Só depois do dia 26 de fevereiro.
      Acompanhem as respostas aqui no blog!
      Beijos

      Excluir
    2. Olá pessoal!
      Algumas pessoas tiveram problemas para postar aqui no blog e me mandaram a resposta no Facebook. Se mais alguém teve este problema, pode me mandar no Face também, que eu vou colocar aqui no blog ok?! Não sei o que está acontecendo, mas não é a primeira vez que as pessoas reclamam de não conseguir postar no blog...
      Dessa forma, vou dar mais alguns dias para quem quiser me mandar a resposta pelo Facebook.
      Em breve divulgo a melhor resposta e dou uma melhor explicação para o fenômeno!
      Abraços

      Excluir
    3. Resposta de Marco Antonio Casati Masano

      n consegui comenta lah no blog.. \z mais v c é isso:

      ^^ na minha opinião a sala é torta incluindo o chão e a parede de fundo, no caso seu marido esta bem mais no fundo da sala que vc, da pra perceber um poko disso em cima da foto no canto da imagem "teto" do lugar, acho q tudo se trata de perspectiva e da posição que a foto foi tirada pra dar o efeito :)..

      bjooos prof
      hehehe eu só acho isso tah ;) kkkkk
      sdds

      Excluir
    4. Resposta de Anderson Luiz Souza

      Também não consegui postar no blog, mas vou dar meu palpite: Raphael e Maria Clara não estão a mesma distância da câmera; aparentemente essa diferença torna-se sutil ao comparar a quantidade de quadradinhos no chão, mas talvez o comprimento lateral dos quadrados onde está a Clara seja menor do que o dos quadrados onde está o Raphael, pois quanto menor a distância entre o objeto e a lente (p) maior será o aumento já que a distância entre a imagem e a lente (p') é constante neste caso. O fato do eixo principal da lente não estar pararelo ao chão poderia ressatar essa ilusão espacial.

      Abraços

      Excluir
    5. Resposta de Roger Costa

      AAA desvendei o Teto e reto mas o chão do lado do seu marido e mais baixo mas o xadrez da o ar de profundidade em subida hahahahaha acertei ?????

      Excluir
    6. Resposta de Anadir Calabria Laurino

      Minha opinião de leiga no assunto, é que a diferença no tamanho é uma ilusão de ótica provocada por jogo de luz e espelho (janelas do fundo) ou o tamanho do quadriculado que decresce para o lado do Rafael. Bjuss... Anadir

      Excluir
  6. observando o peitoril das janelas percebe-se que o peitoril da janela ao lado do seu marido é mais alto, em relação ao piso, que o peitoril da janela que está ao lada da Clara, então, Clara você está num plano mais alto que seu esposo, por isso a diferença na altura e tem mais, seu pé direito está num declive e o pé esquerdo do seu esposo está num aclive, isso significa que o piso é uma espécie de escada.

    ResponderExcluir
  7. E a resposta? Fiquei curioso em saber qual foi, mas acredito que a resposta é alinhada com o que a Carina disse, uma ilusao de Optica! ;)

    ResponderExcluir
  8. Olá José! Tudo bem? A resposta do desafio está neste post aqui: http://belezadafisica.blogspot.com/2012/03/solucao-do-desafio.html Veja lá ok? Se tiver mais alguma duvida, pode perguntar. Como você ficou sabendo do meu blog? Abraços

    ResponderExcluir
  9. Percebo que além das possíveis diferenças nas medidas da sala há também uma diferença na distancia entre à câmara que fotografou e as duas pessoas fotografadas, ou seja, Ma está mais próxima da câmara e isso aguça a impressão como se observa de imediato.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Sequência de postagens sobre a Lua

Feliz 2016!! Ano bissexto e cheio de novidades!

Modelo Padrão - Parte 1