Modelo Padrão - Parte 2

Na última postagem de introdução ao modelo padrão "Modelo Padrão - Parte 1"(http://belezadafisica.blogspot.com.br/2012/06/modelo-padrao-parte-1.html) nós vimos que o homem, instigado por sua curiosidade, foi descobrindo aos poucos do que a matéria é constituída. Chegamos até a descoberta do elétron com o modelo de Thomson do pudim de passas, lembram-se?

Eu perguntei se poderíamos ter parado por aí, se estas descobertas davam conta de explicar ou não todas as estruturas do Universo. E a resposta é NÃO!

Assim, as pesquisas para entender realmente como era a estrutura atômica continuaram.

Em 1907, Ernest Rutherford fez um experimento no qual bombardeava uma folha de ouro com partículas alfa (que nada mais são do que núcleos de Hélio, mas na época eles não sabiam e chamavam de alfa) e observava o espalhamento destas partículas. 

        Figura 1: Experimento de Rutherford.

Ele percebeu algo que não era esperado! Algumas partículas alfa eram rebatidas ao invés de atravessar a folha de ouro como seria esperado se o átomo fosse como o modelo do pudim de passas. Então ele concluiu que isso só poderia acontecer se houvesse um núcleo muitíssimo pequeno e rígido com carga positiva que estivesse impedindo a passagem das partículas alfa. Aí então surge a ideia de núcleo do átomo.

Em 1911, Rutherford elabora um novo modelo para o átomo, chamado de modelo planetário, na qual o átomo era composto de um núcleo positivo e de elétrons girando ao redor do núcleo como mostra a figura abaixo:

     Figura 2: Modelo planetário do átomo de Rutherford.

Estas partículas com cargas positivas que ficam no núcleo são chamadas de prótons

Em 1913, Niels Bohr fez um novo modelo, baseado na quantização de energia,  que corrigia o modelo anterior de Rutherford. Este modelo era composto basicamente de um núcleo positivo e elétrons ao redor como no modelo anterior, porém os elétrons não poderiam estar em qualquer órbita ao redor do núcleo, só algumas delas eram permitidas.

Porém algo ainda estava faltando, pois a massa dos átomos eram maiores do que as massas dos seus elétrons e prótons somadas. Deveria haver mais coisas dentro do átomo. Isso só foi comprovado em 1932 com James Chadwick, que detectou a presença de outras partículas no núcleo, sem carga elétrica, que são os nêutrons.

Será que agora estava tudo descoberto?  Será que só existem os elétrons, os prótons e os nêutrons?

E por que será que o núcleo consegue ficar coeso? Há vários prótons com carga positiva lá e como nós sabemos, cargas elétricas de mesmo sinal se repelem... O que será que acontece?  Alguém tem algum palpite?

Não percam as próximas postagens sobre este assunto!!

Referências:
- Física Moderna - Tópicos para o Ensino Médio de Dulcidio Braz Júnior.


Comentários

  1. E aí pessoal?
    Alguém tem ideia porque o núcleo do átomo consegue manter os prótons juntos, sendo que eles possuem cargas positivas e pelo lógica eles deviam se repelir? Vamos lá, participem!

    ResponderExcluir
  2. Aprendi sobre isso no meu curso professora .. não sei se está certo , mais para que houvesse repulsão dos prótons , deveria existir uma partícula de massa igual aos prótons e que os mantivessem coesos .. seria os nêutrons ??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Beatriz!
      Que curdo você faz?
      Então, no núcleo dos átomos estão os prótons e nêutrons. Mas o que mantém o núcleo coeso, ou seja, que evita que a repulsão entre os prótons (cargas positivas) desfaça o núcleo é a força forte. Esta é uma força fundamental da natureza, tem muito baixo alcance (só age para partículas que estão muito próximas uma das outras) e é 100 vezes mais forte que a força eletromagnética de repulsão. Veja esta outra postagem do blog que fala sobre as interações fundamentais da natureza: http://belezadafisica.blogspot.com.br/2013/01/modelo-padrao-parte-6.html
      Já que você já leu as três primeiras postagens da série sobre Modelo Padrão, leia as demais também. São 7. Abraços

      Excluir
  3. Professora fiko meio confuso nn consegui entende

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Taynara,
      Tudo bem?
      Veja a resposta que dei para a pergunta da Beatriz aqui em cima e veja se esclarece as suas dúvidas.
      O que especificamente você não entendeu? Mande as dúvidas ok? Abraços

      Excluir
  4. Dona, ele só podia bombardear a folha com partículas alfa? Ele utilizou outra partícula?

    ResponderExcluir
  5. Então é só no núcleo do átomo que tem positivo e negativo (prótons e neutros ) junto e misturado?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Sequência de postagens sobre a Lua

Feliz 2016!! Ano bissexto e cheio de novidades!

Ondas Gravitacionais