Modelo Padrão - Parte 4

O Modelo Padrão é uma teoria que descreve muito bem quais são as partículas fundamentais que compõem as estruturas do Universo, como elas se comportam e interagem entre si.

Das postagens anteriores nós vimos que os átomos são formados pelos elétrons e pelo núcleo, este por sua vez é composto de prótons e nêutrons. Cada próton e cada nêutron  é composto por 3 quarks.

Como os elétrons e quarks são partículas elementares (não possuem estruturas internas e não podem ser dividimos em mais partes) eles vão entrar no Modelo Padrão, como as peças chave para formar toda a matéria estável que conhecemos no Universo.

O elétron (e) é um lépton, que significa leve em grego (apesar de nem todos os léptons serem tão leves assim...). Existem outros tipos de léptons que são o múon (μ), o tau (τ) e os neutrinos (ν) (neutrino do elétron (νe), neutrino do múon (νμ) e neutrino do tau (ντ)).

Existem vários tipos de quarks, que chamaremos de sabores. Estes sabores tem nomes bem engraçados: up (u), down (d), charmed ou charmoso (c), strange ou estranho (s), bottom (b) e top (t).

Os quarks e os léptons são classificados como férmions. Os férmions possuem spin semi-inteiro e obedecem o princípio de exclusão de Pauli. Falei grego agora né? Não se assustem, estas duas características (spin e princípio de exclusão de Pauli) falaremos mais adiante ok?!

Vejam esta imagem abaixo, com todas estas partículas elementares que falamos:


Vejam que existem 3 gerações da matéria, representadas por estas 3 colunas. Lembrando que toda a matéria visível no Universo é composta somente da primeira geração de partículas mostradas aqui acima (elétrons, quarks up e down). As segunda e terceira gerações são muito instáveis e decaem, ou seja, tornam-se partículas da primeira geração, que são estáveis. Por estabilidade entenda-se em não decair (transformar-se) em outra partícula, sendo que permanecem elas mesmas por muito tempo.

De todas estas partículas que falamos acima, temos sempre as antipartículas correspondentes. Por exemplo, temos o quark u e o antiquark u, o elétron e o pósitron (antielétron) e assim por diante.

Estas são portanto as partículas elementares do Modelo Padrão. A partir destas formam-se muitas outras partículas não elementares e muitas estruturas presentes no nosso Universo.

Por hoje, vou ficar por aqui, pois são muitas informações não é? Logo, logo continuo com os capítulos sobre o Modelo Padrão. Acompanhem!

Mandem suas dúvidas, comentários, ok?




Referências:

http://www.sprace.org.br/aventuradasparticulas/frames.html


- OSTERMANN, F. Um Pôster para Ensinar Física da Partículas na Escola. Física na Escola, 2(1), 13-18, 2001.

- MOREIRA, M.A. Partículas e Interações, Física na Escola 5(2), 10-14, 2004.




Comentários

  1. Professora, então toda matéria visível é composta apenas dos eletrons? Mas e os protons e neutrons?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Sequência de postagens sobre a Lua

Feliz 2016!! Ano bissexto e cheio de novidades!

Ondas Gravitacionais