Meteoros e Asteróides são a mesma coisa?

Não, não são a mesma coisa.

Hoje, dia 15 de fevereiro tivemos duas notícias de um meteoro que caiu na Rússia nesta madrugada e às 17:00 o asteróide 2012 DA14 passaria bem próximo da Terra, a uma distância menor do que a distância  Terra-Lua. Muito provavelmente não haja nenhuma ligação entre estes dois corpos.

Então vamos entender o que é cada um deles:

A palavra meteoro significa fenômeno atmosférico. Então qualquer fenômeno ocorrido na atmosfera, pode ser considerado um meteoro. Por isso o nome de meteorologistas para as pessoas que estudam fenômenos ocorridos na atmosfera.

Um meteoro como este da Russia é um corpo celeste pequeno que entra na nossa atmosfera. Com o atrito com o ar ele queima-se em parte ou completamente. Quando ele atravessa a atmosfera, vemos um rastro por onde passou, devido à sua queima. Podemos ter meteoros que são pedaços de asteróides (nestes casos a constituição é similar ao do asteróide) ou restos de cometas. Na cultura popular os meteoros são chamados de estrelas cadentes, porém é um nome que não é apropriado. Veja também em outro post quando falei disso: http://belezadafisica.blogspot.com.br/2011/10/linda-imagem-de-uma-estrela-cadente-e.html

Veja o vídeo que mostra a entrada do meteoro de hoje na atmosfera:

 


Neste outro vídeo podemos ter uma ideia das ondas de choque geradas pela passagem do meteoro:
 

Muitas pessoas se feriram por conta de quebras de vidro, telhado e outros objetos e não necessariamente por fragmentos do meteoro.

Quando um meteoro não se queima por completo e consegue atingir a supefície da Terra, nos os chamamos de meteoritos. Em um próximo post falaremos mais sobre os meteoritos.

Os asteróides são corpos celestes rochosos e metálicos que estão espalhados pelos Sistema Solar. Os astrônomos se interessam muito pelos asteróides pois eles contêm materiais dos estágios finais da formação do Sistema Solar. Eles possuem órbitas definidas que podem se aproximar ou até cruzar a órbita da Terra. Conhecemos hoje mais de 500 mil asteróides.

O asteróide 2012 DA14 que passou próximo da Terra hoje foi descoberto ano passado. Ele tem aproximadamente 50 m de diâmetro e é composto de silicatos, ferro e níquel. Ele passou a uma distância de 27.600 km da Terra. A esta distância da Terra estão os satélites meteorológicos. Para vocês terem uma ideia, a distância da Terra até a Lua é de 385.000 km, portanto foi bem mais perto do que a Lua que este asteróide passou. Este asteróide é proveniente do Cinturão de Asteróides situado entre os planetas Marte e Júpiter.

Veja nesta simulação:
 
 
Este link abaixo tem vídeo do site da Nasa mostra o asteróide 2012 DA14 visto de um observatório da Austrália: 

Em 1908 um objeto de tamanho similar a este asteróide colidiu com a Terra na Sibéria, derrubando 80 milhões de árvores em 200 quilômetros quadrados.

A ideia de monitorar estes corpos celestes é de prevenção e planejamento para possíveis choques de corpos celestes destas dimensões com a Terra.

Comentem este post, mandem suas dúvidas!

Abraços

Referências:
- Vídeos do Youtube:


Comentários

  1. Vejam que notícia legal que saiu hoje (18/02/2013):

    http://chc.cienciahoje.uol.com.br/uma-missao-para-o-brasil

    Abraços

    ResponderExcluir
  2. vi a reportagem desse meteoro quando passou no jornal imagem muito bonita...
    ele caiu surper rapido.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Sequência de postagens sobre a Lua

Feliz 2016!! Ano bissexto e cheio de novidades!

Ondas Gravitacionais