Notícia sobre os professores brasileiros que foram ao CERN

 Segue a notícia que saiu no site da SBF (Sociedade Brasileira de Física - http://www.sbfisica.org.br/v1/index.php?option=com_content&view=article&id=334:cern-recebe-com-sucesso-mais-20-professores-brasileiros&catid=96:setembro-2011&Itemid=270 )

CERN recebe com sucesso mais 20 professores brasileiros

Iniciativa coordenada pela SBF permite que docentes do Ensino Médio das redes pública e privada visitem maior laboratório de física de partículas do mundo

cern-2011-pqnoDepois de uma semana no mais importante laboratório de física de partículas do mundo, 20 professores de Ensino Médio de escolas espalhadas por todo o Brasil voltarão cheios de histórias para contar. O evento é a Escola de Professores no CERN (Centro Europeu de Pesquisa Nucleares), que acontece todos os anos, com coordenação da participação brasileira pela Sociedade Brasileira de Física (SBF). Originalmente voltado para professores de Portugal, em 2009 ele foi expandido para atender a todos os países lusófonos.

Na edição de 2011, realizada entre 4 e 9 de setembro, foram 40 professores portugueses, 10 africanos e asiáticos (de Moçambique, Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau e Timor) e 20 brasileiros. "São todos professores que atuam somente ou preponderantemente no Ensino Médio", afirma Nilson Marcos Dias Garcia, professor do Departamento de Física do Campus Curitiba da UTFPR e ex-Secretário de Ensino da SBF, que chefiou a delegação brasileira. "Dos participantes deste ano, 13 são professores da rede estadual, 4 da rede federal e 3 de escolas particulares."

O financiamento do programa é feito pela CAPES Educação Básica e conta ainda com o apoio do Departamento de Popularização e Difusão da Ciência e Tecnologia do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT).

"Os professores brasileiros têm estado muito entusiasmados e empolgados com a oportunidade", destaca Garcia. "O programa consiste em aulas sobre física de partículas e sobre o funcionamento dos equipamentos e processos do CERN, na parte da manhã, e de visitas aos laboratórios e experimentos, à tarde."

O CERN fica na fronteira entre a Suíça e a França, nas proximidades de Genebra. É ele que abriga o LHC (Large Hadron Collider), maior acelerador de partículas do mundo, destinado a recriar, em suas colisões, condições similares às que existiram nos primeiros instantes de vida do Universo.

E nem só de física vive a visita. "Dentro da programação, o grupo também visitou partes importantes da cidade de Genebra", revela Garcia. Com isso, a expectativa é que eles voltem ao Brasil com bagagem suficiente para contagiar seus alunos com o que há de mais empolgante na física contemporânea. Em contrapartida, o CERN espera que colocar seus pesquisadores em contato com professores os motive a se engajar mais ativamente em atividades de divulgação científica.

Confira abaixo a lista completa dos participantes da edição 2011. Eles foram selecionados de acordo com critérios acadêmicos (como o grau de formação, o envolvimento na Olimpíada Brasileira de Física e a participação em programas de treinamento e especialização em ensino) e abrangem as cinco regiões brasileiras.


NOME
INSTITUIÇÃO
CIDADE
UF
ANDRÉIA CRISTIANE MÜLLER
Colégio Estadual 25 de Julho
NOVO HAMBURGO
RS
CARLOS EDUARDO MENDES
Palas Atena Ensino Médio
BELO HORIZONTE
MG
CHRISTIANO NOGUEIRA
Instituto Federal Sul-rio-grandense
PELOTAS
RS
DIELSON PEREIRA HOHENFELD
Intituto Federal de Educação Tecnologica
da Bahia
CAMAÇARI
BA
FABIANA BOTELHO KNEUBIL
Colégio São Luís
SÃO PAULO
SP
FRANCISCO EVANDO N. DOS SANTOS
EEM Gov. César Cals de Oliveira Filho
QUIXADÁ
CE
JOÃO RICARDO QUINTAL
Colégio Pedro II - Unidade Engenho Novo
RIO DE JANEIRO
RJ
JOSÉ BOHLAND FILHO
Instituto Federal do Espiríto Santo - IFES
ARACRUZ
ES
JULIANA LOCH
Colégio Estadual do Paraná
CURITIBA
PR
LUCIANA DA CUNHA FERREIRA
Escola Estadual Berenice Martins
MANAUS
AM
MAINARA BIAZATI GOUVEIA
Escola Estadual Porfíria Paula de Campos
VÁRZEA GRANDE
MT
MARIA CLARA IGREJAS AMON SANTARELLI
Escola Estadual Patriarca da Independência
VINHEDO
SP
OBERLAN DA SILVA
Escola de Referência em Ensino Médio
Profa. Benedita Morais Guerra
MACAPARANA
PE
RAFAEL ANDRADE PEREIRA
Escola Vera Cruz
SÃO PAULO
SP
REGINA FÁTIMA SILVEIRA FERREIRA
EE Dr. Raimundo Alves Torres
VIÇOSA
MG
RONIVAL  JOSE TONON
Colégio Estadual Dr. Xavier da Silva
CURITIBA
PR
RUBEM SILVANEY MAIA DA SILVA
Escola São Felipe
SANTARÉM
PA
WAGNER DA CRUZ SEABRA EIRAS
Instituto Federal Sudeste de Minas Gerais
Campus Juiz de Fora
JUIZ DE FORA
MG
WAGNER GARCIA PEREIRA
Serviço Social da Industria - 228
BOTUCATU
SP
WANDERSON BREDER
Colégio Estadual Eduardo Breder
NOVA FRIBURGO
RJ

CONTATO

Nilson Garcia (UTFPR)
E-mail: nilson@utfpr.edu.br

Comunicação Social da SBF
Salvador Nogueira
E-mail: comunicacao@sbfisica.org.br
Fone: +55 11 9178-9661

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Sequência de postagens sobre a Lua

Feliz 2016!! Ano bissexto e cheio de novidades!

Modelo Padrão - Parte 1