Como podemos obter as partículas elementares?

Como será que podemos obter as partículas elementares? O que nós conhecemos mais são os constituintes do átomo: prótons e nêutrons no núcleo e os elétrons na eletrosfera.

Lembrando que somente o elétron é elementar destas três. O próton e o nêutron são formados cada um por outras três partículas que são chamadas quarks - estas sim são elementares.

Mas como tê-las separadamente?

Bem, se quisermos ter um feixe de elétrons, basta aquecer um pedaço de metal. Sabemos que os metais possuem seus elétrons da última camada menos ligados. Se aquecermos o material, eles começam a se agitar até que se desprendem do átomo.

Se quisermos obter prótons, devemos ionizar átomos de hidrogênio. Sabemos que o átomo de hidrogênio é formado por um próton e um elétron. Se tirarmos o elétron, vamos ficar com o hidrogênio ionizado positivamente, ou seja, vai ficar faltando um elétron e teremos apenas o próton. No LHC eles usam prioritariamente feixe de prótons. Aqui nesta foto abaixo tem um cilindro vermelho que é onde está o gás hidrogênio (H2). Aí eles tiram os elétrons como falei anteriormente e  depois injetam os prótons no acelerador linear (LINAC) para depois injetar no acelerador circular (LHC). Este é o começo de todo o processo! Depois vou explicar melhor como se aceleram as partículas.




Mas não existem somente estas partículas. Se quisermos obter partículas mais exóticas?

Aí conseguimos obter por conta dos Raios Cósmicos que vem do espaço e que podemos detectar aqui na Terra, ou em Reatores Nucleares por conta da fissão nuclear que ocorre nos reatores ou nos Aceleradores de Partículas, como o LHC, por conta das colisões entre partículas.

No próximo post falarei de como é o processo de acelerar partículas e de como detectá-las. Acompanhem!

Comentários

  1. Profº vc ouviu flar dos NEUTRINOS??
    seria lgl colocar um post sobre ;D

    ResponderExcluir
  2. Olá Gabriel!
    Sim, nós vamos falar mais dos neutrinos mais adiante, fique tranquilo. Naquela notícia do Jornal Nacional fala um pouco sobre uma experiência com neutrinos. Abraços

    ResponderExcluir
  3. hum.... ok
    eu não vi do jornal... li um pouco na net
    Ja terminei de estuda a parte do blog, só falta da uma revisada na apostila :S
    abraço té amanhã

    ResponderExcluir
  4. Muito bom seu blog prof!
    Parabéns! vai ajudar e muito para a prova... :)

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Sequência de postagens sobre a Lua

Feliz 2016!! Ano bissexto e cheio de novidades!

Ondas Gravitacionais